Conheça os Novos Advogados Digitais.

Atualizado: Mai 21

Nos últimos anos o avanço da tecnologia vem transformando todos os setores da economia mundial, e não seria diferente com os advogados.

E um dos setores que tem sofrido transformações radicais é o setor jurídico, passando da total dependência do papel, para a total dependência dos micros, internet e outros recursos tecnologicos.

E não para por ai! Ainda temos muito que nos preparar, para as fortes mudanças que ainda estão por chegar.

Advogados Digitais

No tribunal... sem sair do escritório.


A grande transformação acorreu em fevereiro de 2014, quando uma parceria do conselho nacional de justiça, em conjunto com a ordem dos advogados do Brasil e o setor de TI dos tribunais, criou o Processo judicial eletrônico (PJE).

A partir de então, todos os novos processos passaram a ser acompanhados exclusivamente pelo processo judicial eletrônico, na justiça federal, na justiça dos estados, militares e do trabalho.

Grande é o esforço, para que todos os processos em andamento sejam totalmente digitalizados e possam ser acompanhamento on-line pelas partes, magistrados e advogados, que através da utilização de um certificado digital tem acesso a todo material em poder da justiça brasileira.

Abaixo segue alguns links do principais tribunais em Belo Horizonte:

TJMG 1º grau.

TJMG 2º grau (PROJUDI)

TRT 1º grau.

TRT 2º grau.

TRT consulta processual.

TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO - CSJT

Para falicitar a navegação pelos vários tribunais, foi criado um navegador PJE, exclusivo para acesso aos vários tribunais, incluisive de outros estados. Para baixar e instalar em seu computador, Clique aqui.


A tecnologia da informação como aliada.


Seguindo o avança tecnológico dos tribunais brasileiros, e buscando se beneficiar, os escritórios de advocacia precisam informatizar suas rotinas de trabalhado, aplicando tecnologias que a auxiliem na gestão dos processos, na digitalização de documentos, na consulta online e compartilhamento de informações.

Esse processo de informatização deve ser realizado por empresa de informática, especializada em Suporte de TI, que esteja preparada para apresentar e implantar de forma segura, as ferramentas e que irão acompanhar diariamente os advogados. Elas podem ser de diversas formas, desde gratuitas até ferramentas compradas ou alugadas.

Essa empresa de informática irá oferecer manutenção micros e servidores, suporte de TI em suas diversas configurações, ao acesso a internet, bem como terá como principal objetivo, auxiliar o advogado a reduzir a quantidade de documentos arquivados, e diminuir a ida aos tribunais e outros órgãos, economizando tempo na elaboração de relatórios de andamento processuais e de comunicação aos clientes, dentro outras funcionalidades.


Tecnologia na palma da mão.


A inovação já está ultrapassando a tela dos computadores e em breve chegá aos smartphones, com a criação de app's como o do superior tribunal de justiça, criado com o objetivo de facilitar a vida dos advogados, que poderão fazer consultas aos processos diretamente de se celular.

Clique aqui e baixe o app do tribunal da Justiça do Trabalho J-Te


Softwares de gestão jurídica.


Outra ferramenta importante é o software de gestão jurídica. Já existem no mercado também uma infinidade deles, que ajudam no acompanhamento diário dos prazos e retornos dos processos. Eles podem ser internos, instalados no próprio servidor, como também pode ser on-line, onde os dados ficam salvos na nuvem, e todos os advogados podem acessar de onde estiver através de micros, smatphones ou tablets.

Conheça algumas dessas ferramentas:

Legal One

TOTVS

Aurum


Trabalho em Home Office.


Com a pandemia do Covid19, apareceram novos desafios para toda a sociedade, e tambem para o meio Juridico, que inclui todos os magistrados e advogados, o desafio de trabalhar em Home Office.

Agora que temos a técnicologia em todos os setores do escritório de advocacia, chegou a hora de colocar tudo em prática, começando pela Tele-Audiência, que se tornou uma necessidade imediata, uma vez que a justiça não pode parar. Todas as audiencia agora são realizadas a distancia, utilizando a tecnologia como alianda.

Para uma sala de tele-Audiencia funcional, uma boa configuração pode ser apresentada por uma empresa de informática, mais segue abaixo uma sugestão:

- Micro computador com processador I7 - 10º geração (ou superior), 8GB memória ram (mínimo), SSD 256GB (mínimo) e windows 10 (100% atualizado).

- Webcam Logitec com microfone embutido (ou similar).

- Internet de 100MB (ou superior).

- Nobreak 1000KA com autonomia de pelo menos 30 minutos.


A força da TI.


Além disso ainda existe uma seria de mudanças que todos os escritórios de advocacia deverão passar, ou já está passando, e por isso mais ainda, é necessário estar preparado para a tecnologia, não como uma dificuldade a mudança de difícil adaptação, mais sim como uma aliada a estratégia de crescimento do escritório.


O que um advogado precisa:


- Cadastro de clientes e processos;

- Sistema para controlar processos e agendas;

- Email confiável e acessível o tempo todo;

- Arquivo de processos confiável;

- Sistema de scanneamento eficiente;

- vídeo conferência para Vídeo audiências;

- Sistema de Backup eficiente.


Bytetelecom - Soluções em Tecnologia


Nossa empresa é especializada em soluções de tecnologia para pequenas e medias empresas, e nos últimos anos tem se especializado em atender escritórios de advocacia. Entre em contato e lhe ajudaremos na informatização dos seu escritório.


Empresa de Informática, Rede de computadores, Suporte de TI, Contrato de Manutenção de Micros, Certificado Digital


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo