Home Office - O fim do equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Atualizado: Set 2

As fronteiras que separam a vida pessoal e profissional estão cada vez mais difusas. com o advento do home office, nossas vidas profissionais se misturaram com a vida pessoal.


Trabalhar em um escritório das 9h às 18h tem uma série de benefícios muito claros: um emprego estável, salário e horários definidos. Porem com a pandemia da Covid 19, fomos obrigados a levar o trabalho para casa, literalmente.


Mais e agora? Como fazer para manter o foco no trabalho durante o dia, se temos ao nosso lado vários acontecimentos destruidores de atenção? Crianças brincando, televisão ligada, empregada limpando, vizinho tocando a campainha ou ouvindo musica alta. E por outro lado, como fazer com que as metas de final de mês, os relatórios de diretoria, os clientes com pedidos de última hora, não façam com que nosso dia se estenda até depois (e bem depois ) das 18:00?


Seguem aqui algumas dicas, para um home office equilibrado:


1. Invista em um Ambiente Adequado

Com certeza você não vai querer um gato passeando por cima do seu teclado, ou uma bola de futebol te atingindo pelas constas, bem no meio de uma videoconferência com aquele cliente importante.

Portanto,Procure cômodos da sua casa que sejam aptos para você exercer a sua atividade. Pense na ergonomia e disposição dos móveis, invista também em uma cadeira confortável, evitando que você tenha problemas de postura e de saúde.


2. Tenha um Ambiente Sem Distrações

Assim que definir onde será o seu local de trabalho remoto, garanta que ele seja livre de distrações. Isso significa ter um espaço que você possa focar nas suas tarefas sem ser interrompido por familiares ou animais de estimação.

No caso dos parentes, é importante deixar claro que, não é porque você está trabalhando de casa que está à disposição para os afazeres familiares. Você tem suas obrigações como qualquer outro profissional e, por isso, precisa de um espaço dedicado à sua profissão.


3. Trabalhe num Local Silencioso

É muito difícil manter a produtividade e a concentração se o seu ambiente de trabalho não for propício para você manter o foco por longos períodos.

Por isso, garanta que o local seja pouco afetado ou totalmente livre de ruídos, como os barulhos que costumam chegar pelas janelas, como trânsito pesado em rodovias, obras em construção e animais.

E, se morar com outros familiares, peça para que os barulhos sejam amenizados. É bastante provável que as outras pessoas queiram assistir televisão, ouvir música e cozinhar enquanto você trabalha. Da mesma forma, as brincadeiras das crianças também podem atrapalhar.


4. Cumpra seu horário

O expediente em casa tem que ter um horário de início e fim, seja qual for o período escolhido.

Se precisar resolver algo durante o expediente, programe os horários como se estivesse no escritório, fazendo hora extra se for necessário.

Sem um horário fixo, você pode perder o controle dos limites entre a vida pessoal e profissional, além de comprometer seu rendimento.


Empresa de Informática, Rede de computadores, Suporte de TI, Contrato de Manutenção de Micros, Certificado Digital

15 visualizações
Institucional
Laboratório
Rua Ceará, 195 - Sala 605
Belo Horizonte - MG
30.150-310
Contato
Telefone: (31) 2555-5529
E-mail: contato@bytesolucoes.com.br
Horários
Seg-Sex: 08h00-18h00
Horário de almoço: 12h00-13h00
​Sáb-Dom: Fechado.
  • Blogger - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle