Médicos Digitais - O novo desafio da saúde.

Atualizado: Jul 14

Com o advento da pandemia gerada pelo covid19, várias restrições de circulação impostas a população, mudaram a rotina de todos os profissionais brasileiros, e isso não seria diferentes com os médicos.


Então, em vários casos, se tornou um risco manter a população circulando pela cidade, mesmo que seja para ir ao médico. Com isso o governo federal autorizou o trabalho dos médicos por vídeo conferencia, criando assim uma nova caterigora de profissionais chamada de médicos digitais.


O Diário Oficial da União (DOU) trouxe, no dia 20.08.2021, a promulgação de um complemento à Lei 13.989, de abril de 2020, que regulamentou o uso da telemedicina no Brasil durante a pandemia da covid-19.


Com a necessidade de continuar o atendimento ao paciente, mais agora a distancia, surgiram novos desafios para o trabalho médico e novas necessidades para a saúde no brasil, e o uso da tecnologia passou a ser essencial, o que tornou primordial a presença de empresas de informática e serviços de suporte de TI, para dar apoio as novas necessidades do trabalho médico, sendo eles:

- conexão remota

- prescrição médica digital

- certificado digital

- infuenciadores digitais


Conexão remota


Pela importância que a videoconferência vem ganhando no mercado empresarial e agora com a necessidade da telemedicina, a escolha do aplicativo utilizado deve ser feita com cuidado. Definir a ferramenta certa deve ter relação com os recursos, a segurança, a estabilidade e a facilidade de uso em qualquer situação. Para ajudá-lo a fazer reuniões remotas por celular, vamos listar as principais abaixo:

Skyper

Zoom

Webex

Hangouts

Microsoft teams

Google meet


Prescrição médica digital


Para tornar a vida do médico mais rápida e descomplicada, novos aplicativos on-line se tornaram realizada, e hoje até as prescrições médicas se tornaram mais simples com a receita médica digital, como por exemplo a memed.com.br.


A Memed vai te ajudar a entregar muito mais saúde para o seu paciente. Com a Memed você Prescreve através de uma base - atualizada diariamente - com mais de 120 mil medicamentos e promove a adesão através de uma prescrição digital, sempre disponível, que se conecta com a farmácia e possibilita a compra dos medicamentos com desconto e mais comodidade ao seu paciente!


Por meio desse aplicativo você realiza suas prescrições a partir de um banco com mais de 60 mil apresentações de medicamento, cadastra seus protocolos e percebe porque a Memed tem a prescrição digital que agiliza a sua rotina e torna mais inteligente à medida que você utiliza.


Certificado digital


com a utilização da prescrição médica on-line, tembem se toenou necessária a segurança dos dados e por isso a necessidade do certificado digital.


O e-Saúde é a identidade digital de profissionais da saúde que buscam mais segurança e agilidade no dia a dia. Com ele, você assina digitalmente prescrições médicas ou atestados gerados no computador, ação que requer a utilização de um certificado digital conforme portaria nº 467 que regulamenta a telemedicina.


Com o e-Saúde essas assinaturas possuem o mesmo valor legal das assinadas manuscritas, assegurando a inviolabilidade e a integridade das informações. Também elimina as chances de clonagem ou adulteração de seus documentos.

Além disso, hospitais ou clínicas que adotam o PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente) possuem prontuários e laudos eletrônicos que precisam ser assinados com certificado digital válido no padrão ICP-Brasil.


Influenciadores digitais


Com a necessidade de isolamento social por causa da covid19, a procura pelos médicos digitais se tornou uma necessidade. Quando as prefeituras e planos de saúde começaram a disponibilizar consultas on-line ( Prefeitura de BH e Unimed BH ) , os médicos perceberam que as plataformas digitais, que antes eram usadas somente para entreterimento, poderiam se tornar uma fonte de informações médicas de alta relevância, e que poderiam tambem ser uma fonte de informações médicas de grande importância.


Os influênciador digital é uma estratégia que ocorre por meio de plataformas digitais, como Instagram, YouTube, LinkedIn e spotfy. O marketing de influência é uma abordagem de marketing que consiste em praticar ações focadas em indivíduos que exerçam influência ou liderança sobre potencial parte da sociedade.


Alguns médicos tem usado sua redes sociais como manuais de informações para seus pacientes, como temos visto por exemplo, na Clinica Mias60 Saude, onde os médicos tem trabalhado ativamente, com seus pacientes, mantendo-os sempre próximos do corpo médico, e com informações relevantes sobre o seu tratamento.


(exemplo de um médido influenciador digital - Dr Estevão Alves Valle - diretor da clinica mais60saude e da escola mais60saber)


Essas e outras técnicas podem ser aplicadas por uma boa empresa de informatica, que através de um contrato de manutenção de micros, pode atuar como suporte de TI, e torna sua empresa mais eficiente.


Byte Soluções em Tecnologia é uma empresa de informatica especializada em suporte de TI e Segurança da informação, e está pronta para lhe ajudar em suas demandas. Entre em contato conosco.


Para saber mais informações sobre médicos digitais, entre em contato conosco.


📞 (31) 2555-5529

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo